domingo, 18 de setembro de 2011

Não Vou Sair.

Parte da minha formação musical se deu na Universidade, cursada no final dos anos 1980, ainda com resquícios do ranço da ditadura militar e ecos da repressão.

Não, não sou músico, mas considero que tenho uma bagagem considerável, o que acabou me tornando um chato de carteirinha com certos tipos de música.

Mas voltando ao meu tempo de universitário, foi uma época onde você, queira ou não, tinha que ser politizado, ou era contra o governo, ou a favor, poucos conseguiam ser isentos.

Mas isso não quer dizer que o clima fosse hostil, nem que existissem estudantes que pegariam em armas, pelo menos não naqueles dias, talvez alguns anos antes isso acontecesse, como de fato aconteceu, mas ali já eram outros anos, e a última grande movimentação política se deu de forma pacífica, com os caras pintadas surgindo em todo o país para derrubar o então Presidente Collor.

Nesse meio eu conheci muito músico de qualidade, gente que continua batalhando com pouca cobertura comercial, outros que conseguiram mais sorte, enfim, vários caminhos foram traçados.

Uma música sempre ficou na minha cabeça, falando ainda de anos anteriores, quando muitos optavam pelo exílio.

Não sabia o nome do autor, nem mesmo o nome da música, mas lembrava bem do refrão, hoje resolvi entrar no “Seo” Google e pesquisar, fiquei feliz em saber que minha memória ainda funciona e que a letra está disponível em sites de Cifras.

É uma letra simples, mas a recordação muito me alegra.

Não Vou Sair
Nilson Chaves

A geração da gente
Não teve muita chance
De se afirmar de arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar de se mandar desse país

E aí você partiu pro Canadá
Mas eu fiquei no "já vou já"
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando…

Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair tá mal aqui mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi pior que tá não vai ficar

Não vou sair melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando…



Nenhum comentário: