sábado, 9 de fevereiro de 2013

E a saga gera derivados

Tem alguns dias (mais de uma semana) que eu não atualizo nem posto nada no blog. Não foram férias, nem motivo de doença, apenas o meu foco foi direcionado para outro local. Nem melhor, nem pior, apenas para dar uma fuga criativa, afinal, não sou robô, tem horas que eu canso também.


Mas não é sobre isso que eu vou falar, é que nesse ínterim eu aproveitei para ler (grande novidade, isso é o que eu mais faço). Li duas publicações que são Spin Off de uma das séries literárias mais lidas e comentadas desta década, Game Of Thrones.


Li primeiramente um guia feito por uma publicação nacional que já tem pelo menos 25 anos de estrada nas bancas brasileiras, que busca fazer um apanhado geral dos livros, dando também alguma informação sobre a série que a HBO fez (e continua fazendo).

Depois li a primeira parte da adaptação para os quadrinhos do primeiro livro, um trabalho bem feito e bem cuidado, que trás o começo da saga. Eu que sou fã da arte sequencial (como são chamadas as histórias em quadrinho), fiquei de queixo caído com a qualidade dos desenhos, a facilidade da narrativa, enfim, do conjunto da obra.

Não existe como comparar o livro com a revista, o próprio George R. R. Martin reconhece as dificuldades de adaptação ao escrever o prefácio da edição, afinal é muita informação descritiva e narrativa para se passar para o desenho.

Ainda não li os livros, mas ao ler essas duas revistas a vontade de ler os livros aumentou, o que posso falar é que assim que estiver terminando as minhas leituras atuais começarei a conhecer o mundo de Starks, Lannisters e outras famílias que povoam essa mitologia, veremos se meu entusiasmo com esses dois derivados se confirma. O fato é que ambas as edições valem uma releitura, seja para se orientar na saga, seja para ter uma referência visual desta. Boas leituras sem dúvida.

Nenhum comentário: