sábado, 13 de julho de 2013

Os Beatles e Eric Clapton

Hoje é o Dia Mundial do Rock, eu não poderia deixar passar em branco.

Acho que já contei como comecei a gostar de rock, na minha infância, uma ou outra coisa mais. E… bem, tem muita gente que tem maior bagagem e conhecimento para falar, mas eu sou chato, vou e coloco a colher.

Todo mundo conhece o Fab Four, John, Paul, Ringo e George. Foi com eles que o rock ganhou o status que tem até hoje em dia. Sim, já faziam sucesso muita gente boa e de grande qualidade, gente do naipe de Elvis, Rolling Stones, The Animals e muitos nomes pioneiros, mas foi com “os quatro rapazes de Liverpool” que o ritmo ganhou força e virou o que é hoje.

A formação é clássica, a história e as músicas da banda muita gente sabe de cor, o que eu acho que poucos têm conhecimento é que Eric Clapton quase fez parte do quarteto no lugar de George. Isso aconteceu no fim da década de 1960, quando as diferenças e o ego dos músicos já estavam começando a levar tudo para o fim do sonho, durante a gravação de um de seus últimos LPs, Let It Be, George, cansado das brigas entre eles, sumiu por alguns dias, nesse período, Paul e John cogitaram convidar Eric Clapton para assumir a guitarra.

O convite não aconteceu, George voltou antes de a ideia ser colocada em prática, mas segundo o próprio Clapton, se o convite fosse feito, ele não aceitaria e tinha um motivo forte, a grande amizade dos dois.
Para quem não sabe, o solo em While My Guitar Gently Weeps é de Clapton, que tocou justamente a convite de George.

A pergunta que fica é, se o convite fosse feito e aceito, daria certo? Ou haveria um choque de estilos entre o experimentalismo psicodélico que os Beatles viviam na época com o sangue bluseiro do grande guitarrista?

Fica a pergunta, reflita ao som de While My Guitar Gently Weeps.


Nenhum comentário: