domingo, 6 de julho de 2014

A falta.

Depois de dois dias lendo opiniões, vendo as imagens, pensando, resolvi falar sobre a falta de Zuñiga em Neymar.
 
Chego à conclusão de que foi uma falta de jogo, passível de punição com cartão vermelho e suspensão por dois ou três jogos no máximo. As imagens são fortes, a ação do colombiano parece ser violenta, mas foi acidente de trabalho. Os dois estavam disputando a bola, o brasileiro à frente não chegou a pular (talvez fosse outra a situação se isso tivesse acontecido), o colombiano saltou, aproveitando o impulso da corrida, para tentar roubar a bola.
 
Avaliar se houve deslealdade ou não é leviano, as imagens, conforme o ângulo, podem mostrar os argumentos que confirmem ou não qualquer tese.
 
Então, tentando ficar apenas na regra do jogo, que define o bom andamento da partida, afirmo que a falta ocorreu, o árbitro deu seguimento ao jogo porque o Brasil tinha vantagem no lance, um contra-ataque que não foi aproveitado. No momento em que a jogada parou, alertado pelos demais jogadores brasileiros e pelo banco, ele voltou ao local onde Neymar estava caído e, vendo a gravidade do lance, autorizou a entrada da comissão médica e da maca para o atendimento imediato.
 
O erro da arbitragem, ao meu ver, seria não ter dado o cartão ao jogador colombiano quando o lance parou, ele poderia advertir o jogador, mesmo com o cartão vermelho, quando a jogada do contra-ataque acabou. Por que cartão vermelho? Porque a jogada teve força excessiva do Zuñiga, a pancada foi pelas costas, não dando chances ao Neymar de se defender e pela reincidência de faltas durante o jogo. Não há nada no regulamento que afirme e force o árbitro a dar cartão amarelo antes de do cartão vermelho, não há nada que afirme que o cartão não deva ser dado na primeira falta do jogador (e não foi o caso). A punição estaria correta, indo a julgamento, a pena deveria se estender a dois ou três jogos de suspensão e estaria de bom tamanho, ao contrário do circo armado pela CBF de que pedirá uma suspensão similar à de Suárez e outras sanções ao jogador, isso é ridículo.
 
Não comentarei a ignorância de muitos que usaram as redes sociais para xingar e ameaçar o jogador colombiano, isso é perda de tempo.
 
Agora o que vem a seguir é totalmente especulativo, são pensamentos meus sobre o que pode acontecer à seleção depois da perda de seu melhor jogador.
 
Eu acredito que o time vai melhorar. Como assim? O time estava armado e muito dependente do jogador do Barcelona, este, bem marcado, estava tendo dificuldades de render aquilo que conhecemos dele e cobranças já estavam começando a acontecer por parte da mídia, aqueles que gostam de ‘jogar’ pra galera e que, a qualquer derrota da seleção, saem a procura de um culpado, nesse ponto de vista, ainda bem que Neymar se machucou, pois está sendo poupado dessas pessoas.
 
Felipão terá que encontrar uma solução para o time, já que não há outro jogador brasileiro (convocado ou não) com características parecidas. Opções existem, William, Bernard, três cabeças de área, tudo depende de como o técnico acha que deverá armar o time.
 
Outro fator que poderá atuar a favor é a motivação a mais para honrar (usando um termo que os jogadores gostam) o parceiro, ‘todos jogando pelo Neymar’, que é bem querido pelo elenco (pelo menos é o que todos demonstram em entrevistas e declarações após a contusão).
 
Fred deverá aparecer mais, não é um pedido, mas um palpite, afinal, o time não tem mais a referência de Neymar, então não há mais aquela máxima de joga a bola para o garoto que ele decide, as jogadas deverão ser armadas para que o homem-gol defina, facilitando ao atacante do Fluminense, que deverá ser mais municiado nos próximos dois jogos, agora basta saber se a atual letargia dele acabará.
 
E que venha a simpática seleção alemã, para mais um jogo que promete ser memorável.
 
 

Nenhum comentário: