quarta-feira, 25 de julho de 2012

De intrigas indígenas

O que falar de um índio que após 15 anos volta à reserva onde nasceu, para trabalhar como segurança do mandachuva do pedaço, que age ali como um verdadeiro Don Corleone?

Assim é apresentado Dashiel Cavalo Ruim, um índio Oglala Lakota, que passou a adolescência longe da Reserva Rosa da Pradaria e agora, adulto, retorna ao meio de seu povo.

Porém Dashiel na verdade está trabalhando infiltrado na Reserva, ele é um agente especial do FBI que está lá para colher provas dos crimes que o Cacique Lincoln Corvo Vermelho pratica dentro de seus domínios.

A série, aclamada nos EUA e no Brasil, mesmo fictícia, mostra um pouco das tradições dos Oglalas Lakotas, a corrupção que as drogas e bebidas causam na tribo, além das tramas dignas de um filme de mafiosos.

Dashiel não é um herói, nem um anti-herói, mas um sobrevivente que busca desempenhar seu trabalho de forma digna e de proporcionar dignidade a seu povo, porém isso sempre custará um preço alto e trará grandes cicatrizes.

Jason Aaron e R. M. Guéra criaram um clássico com mesclas de western e noir para o Selo Vertigo que já foi laureado com diversos prêmios dos quadrinhos.

Nenhum comentário: