sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

De narrativas sobre o horror

Eu sei que foi quando eu terminei de ler O Caso de Charles Dexter Ward, só não me lembro se foi no próprio livro ou em alguma página da internet que eu li algo sobre a biografia de H. P. Lovecraft.

Ali eu soube que ele afirmava que suas histórias eram extraídas de sonhos que ele tinha e que era essa a sua principal fonte de inspiração para seus contos. Fossem seus sonhos recorrentes ou não, depois de ler esse livrinho fino que reúne três contos dele, só posso achar que Lovecraft era um caso de tratamento psiquiátrico.


Os três contos, O Horror em Red Hook (também título do livro), Ele e A Tumba (um de seus contos mais famosos), têm uma estrutura similar, muita descrição dos ambientes e dos fatos, além de flertarem com o sobrenatural, não aquele sobrenatural que estamos acostumados (principalmente depois que o cinema de Hollywood inundou as telas com filmes sanguinolentos), mas o sobrenatural alinhavado com o terror psicológico. Onde os elementos que causam o terror ou não são descritos ou tem uma descrição bastante leve, deixando que o leitor delineie suas formas e feições.

Outro ponto em comum é que todos estes contos são narrados em flashback, mostrando sempre a história pelo ponto de vista de um único narrador, que brinca sempre com a forma de descrever as ações.

Um livro para ler com calma e deixar a imaginação trabalhar.

Nenhum comentário: