domingo, 17 de novembro de 2013

O Rock visto por uma lista

Listas. Sempre listas. Nunca as listas são unânimes, não importa qual seja a sua relação.
Assim é com 50 Fatos Que Mudaram A História Do Rock, mas o próprio autor reconhece isso e fala que alguns fatos estão ali porque se representavam propriamente, outros eram escolhas dele e que o leitor tinha todo o direito de discordar.


Não vamos entrar em detalhes técnicos sobre o que é pop e o que é rock, pois há nomes na lista que num olhar mais crítico não deveriam estar ali, mas isso é outra discussão. O fato é que a listagem apresentada por Paolo Hewitt tem realmente fatos importantes que direcionaram a trajetória do rock, ou pelo menos do mundo musical que orbita o estilo.

A volta de Elvis do serviço militar, os Beatles, os Stones, The Who, estão lá, assim como a Motown, Michael Jackson, Marvin Gaye e James Brown, o punk dos Sex Pistols e do The Clash, o grunge do Nirvana, enfim, nomes que possuem seu espaço no palco multiestelar do Rock.

São fatos que vão do surgimento de uma banda, passando pelo lançamento de um determinado álbum, até a morte prematura (ou não) de artistas. Fatos que balançaram a mídia mundial ao longo de 54 anos (o período avaliado compreende entre 1956 até 2009). Alguns chegaram ao Brasil outros não, porque na época em que surgiram as comunicações intercontinentais apenas engatinhavam, além do que muitas vezes o período dos ‘anos de chumbo’ trazia consigo a famigerada censura à imprensa, o que fazia com que parte dessas notícias sobre um estilo de música e de vida que não condizia com o que o regime governante aceitava para a família brasileira.

Enfim, listas são listas, mas esta, particularmente, trás algumas histórias preciosas para se entender um pouco mais sobre o Rock and Roll.


Nenhum comentário: