domingo, 27 de novembro de 2011

Circo mais chato

Eu tinha jurado que não ia mais falar de Fórmula 1, está muito chato, sem graça, não ia dar mais “ibope” para o circo.

Senna, Prost, Mansel e Piquet

Não reclamo, como muitos brasileiros, porque não tem piloto brasileiro disputando título ou coisa parecida, Massa e Barrichello não têm culpa, não é todo mundo que pode ser eficiente como Senna, ou acertar carros e dirigir como se tivesse nascido com um volante nas mãos como Piquet.

É, para mim, o melhor piloto brasileiro que eu vi foi Nelson Piquet, Senna tinha mais carisma e sabia guiar na chuva como ninguém, mas somente Piquet sabia como funcionava um motor, como escolher com precisão a relação de marchas para cada corrida, isso ele teve por sua juventude, quando “trabalhava” como mecânico (mais curioso que outra coisa) em Brasília, ajustando os carros para corridas amadoras na cidade.

Mas, não é sobre pilotos que vou falar, até porque Vettel, Button, Alonso e Hamilton são bons pilotos e poderiam dar mais charme às corridas.

O problema está na organização do campeonato.

Sempre com a desculpa de deixar tudo mais seguro para os pilotos, eles mudam as regras de ano para ano, sempre piorando tudo.

Primeiro acharam que o carro asa era o problema e proibiram que os carros tivessem essa configuração. Carro asa era uma configuração na construção do carro que o deixava mais “aderente” ao solo, o chamado efeito solo, que poderia dar mais velocidade final, mas deixava o carro mais nervoso com ondulações na pista.

Lótus 1978

Daí, desenvolveram os motores turbo, que fazia a corrida ter grandes emoções, velocidade, ultrapassagem, novamente os senhores engravatados acharam que era perigoso, na verdade dispendioso já que os motores ficavam caros, e proibiram a brincadeira.

Ferrari 1982

Quando desenvolveram a suspensão ativa, que “atacava” as zebras, impedindo os carros de sofrerem solavancos, não sei qual a desculpa, mas ela também foi proibida. O detalhe é que recentemente alguns dos acidentes mais fortes que tiveram foram em zebras e porque os carros perderam contato com o solo, com os pneus no ar, isso ninguém vê.

McLaren 1991

Para terminar, agora todo mundo só pode ter treinos em pistas em datas determinadas, os treinos oficiais, fora isso os carros tem que ser desenvolvidos em túneis de vento, que são muito caros e aí só as grandes equipes podem fazer.

Túnel de Vento

Em resumo, tá tudo errado e muito chato.



Nenhum comentário: