domingo, 4 de novembro de 2012

De cavaleiros, andróides e monstros

Quando eu li o primeiro livro dessa série (provavelmente uma trilogia, já que até agora só foram lançados dois livros), eu fiquei bastante descrente sobre a sequência obra.

Achei o enredo do primeiro livro simples e com muitos momentos forçados, mesmo tendo diversas qualidades. Bem, confesso que o segundo livro me surpreendeu positivamente, afinal Crônicas dos Senhores de Castelo – Efeito Manticore mostrou boa evolução de trama e enredo.


Ainda deixa um pouco a desejar com diálogos, mas eles já não são tão superficiais, a forma como são feitas as viagens interplanetárias foi muito bem construída, os mistérios que envolvem a missão (que surge de forma inesperada) são condizentes, mas o principal, os grandes desafios que os esperam no desconhecido planeta Breasal são o trunfo da história.

Há um crossover no livro, com personagens do livro A Ira dos Dragões, livro que não conheço e nada posso falar a respeito, o que torna esse um fato até agora único, já que o cruzamento de personagens de várias publicações, que é algo relativamente normal nas Histórias em Quadrinho, aparentemente nunca aconteceu na literatura, mesmo na literatura de fantasia. O mais próximo que temos disso é a publicação As Aventuras da Liga Extraordinária, mas isso é história em quadrinhos e que, posteriormente, foi adaptada para o cinema.

Os personagens continuam carismáticos, destemidos e não vacilam em entrar em combate quando o perigo se avizinha. Seus poderes são melhor explicados e, em alguns casos, até evoluíram, tudo torna o livro fácil de ler. E o gancho para o terceiro livro é de tamanho gigantesco, devemos aguardar o, eu espero, breve lançamento das novas aventuras a serem narradas nas Crônicas dos Senhores de Castelo.

Nenhum comentário: