quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

De cores

Sabe quando a gente pensa e não tem a menor ideia do que escrever?

Estava assim, aí me lembrei de uma estatística.

O daltonismo é uma doença da visão, predominantemente genética (não sabia até agora a pouco, mas apesar de menos comum, outros fatores podem causar a deficiência de se enxergar cores), motivo pelo qual o percentual de daltônicos num universo populacional é pequeno, não saberia determinar o percentual, mas sei que é pequeno.

Até algum tempo atrás eu só me lembrava de ter conhecido uma pessoa daltônica e essa pessoa tinha a mais comum das deficiências cromáticas, confundia o verde e o vermelho.

Lembro-me dela contando que uma vez a levaram ao estádio de futebol, para ver um jogo entre Palmeiras (uniforme verde) e Internacional-RS (uniforme vermelho), num tempo em que não se preocupavam em usar uniformes que facilitassem a diferenciação dos times, ou seja, os dois times estavam de camisas escuras, calções brancos e meiões, a única diferença, um time de cor branca e outra de cor escura (não me lembro dessa pessoa ter contado qual time estava de meiões escuros), para ela foi uma maravilha, pois, com exceção dos goleiros, todos os jogadores estavam praticamente com o mesmo uniforme, motivo pelo qual essa pessoa levou um bom tempo para definir o que acontecia, detalhe, essa pessoa conhecia futebol e torcia para um dos dois clubes em questão.

Bem, para contrariar estatísticas, a pouco mais de um ano, no meu ambiente de trabalho, num universo de sete pessoas, duas são daltônicas, um percentual que pode ser considerado alto para os padrões mundiais.

Foi aí que eu comecei a entender mais o daltonismo, já que essas duas pessoas têm deficiência cromáticas diferentes.

Existem várias deficiências, daquela onde a pessoa vê tudo em preto, branco e tons de cinza, até outras mais simples, onde a pessoa não diferencia apenas duas tonalidades de cores e suas derivações.

O famoso teste das bolinhas tem mais de 50 cartões com combinações diferentes para definir se a pessoa tem alguma deficiência e qual é ela (você consegue ver que número está no círculo abaixo?).


Existem também outros testes para definir isso, alguns, como este da Internet, podem mostrar se você tem alguma deficiência, no meu caso eu tive 100% de acerto, ou seja, não possuo nenhuma deficiência cromática entre os testes aplicados.

Só para finalizar, você quer sacanear um daltônico (é, pode ser politicamente incorreto, mas a piada é válida), experimente dar um desses lápis de presente para ele.


Nenhum comentário: