segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

De meninos e títulos

Vamos falar de futebol.

Terminei o último post com a frase MENINOS PARA SEMPRE.

Porque isso?

Por que isso é parte da história do Santos.

Quem conhece futebol, mesmo não sendo santista, sabe que um dos símbolos do time é a formação de jogadores em sua base, os MENINOS DA VILA.

Isso começou em sua fundação, quando em 14/04/1912 trinta e nove rapazes da cidade do litoral paulista se reuniram e fundaram um clube de futebol, o Santos Futebol Clube.

Entre eles tínhamos jovens de 18 anos, que vestiram o uniforme do clube nos campos da cidade e da Capital, defendendo o alvinegro.

No time do famoso “ataque dos 100 gols”, o primeiro time a atingir 100 gols em um campeonato disputado no país, na década de 1920, tinha em seu elenco jogadores com idade inferior a 21 anos.

Pelé, seu maior jogador e símbolo, estreou com menos de 17 anos no time profissional.

Mas quem cunhou a frase Meninos da Vila foi outro jogador que fez história no clube, “Chico” Formiga, técnico campeão paulista de 1978.

Naquele ano o clube, com dificuldades financeiras, contratou seu ex-jogador para ser o técnico.

O presidente informou que não havia dinheiro para grandes reforços e que ele teria que se contentar com os jogadores da base.

Em contrapartida “seu” Formiga pediu para que não fizessem pressão nos meninos e o deixassem trabalhar.

Em todas as entrevistas o velho boleiro se referia a seus jogadores como “os meninos”, a imprensa e a torcida gostaram e passaram a chamar o time de “Os Meninos da Vila”, nome que veio agraciado com o título paulista daquele ano.

Desde então os Meninos fizeram e fazem história no clube.

Passados vários anos, a história quase se repetiu, dessa vez o técnico era Emerson Leão, contratado pelo clube, que novamente estava em dificuldades financeiras.

Dessa vez no elenco brilhavam Robinho e Diego, que comandaram o time naquela que pode ser considerada a maior arrancada que um clube teve para chegar ao título nacional, marcando de vez o Santos como revelador de jovens talentos.

Se um raio não cai no mesmo lugar duas vezes, o Santos não é deste mundo, pois há pouco mais de três anos a terceira geração vitoriosa de Meninos da Vila surgiu, com Neymar e Ganso à frente, conquistando entre outros títulos a primeira Copa do Brasil e a terceira Libertadores da América.

E a torcida, sempre com um carinho especial para os jovens, sempre espera uma nova “formada” de jovens talentos que vestirão o pavilhão alvinegro nos gramados, mantendo o nome do clube entre as luzes da glória.

Para quem não sabe ou lembra, Futebol Cards
uma coleção de figurinhas de sucesso no final da década de 1970

Nenhum comentário: