segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

De visionários e modernismos

É engraçado, fazem 90 anos da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo.

Porque engraçado?

Simples, porque mesmo num período onde já existia uma documentação maior através de jornais, ainda assim vemos sites e livros se desentenderem com relação à data correta de sua realização.

Numa pesquisa rápida, achei informações truncadas, uma fonte falava que a semana ocorreu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, outro site fala que foi justamente entre 13 e 17 de fevereiro, outro site, ainda, fala que foram na segunda, na quarta e na sexta feira daquela semana, ou seja, nas datas de 13, 15 e 17 de fevereiro.

Bom, o fato é que nesta semana se comemora o 90º aniversário da semana que mudou a forma como o Brasil encarava as artes plásticas.

Eu sou uma nulidade completa quando o assunto é pintura e poesia, mas, tenho que reconhecer que o fato foi realmente marcante.

Mas porque estou falando disso?

Simples, para comemorar o aniversário da semana de arte moderna, São Paulo tem várias exposições e eventos espalhados pela cidade, mais um motivo para eu ficar com vontade de voltar à gigante, eu sei que vou ficar na vontade, mas pelo menos se eu conseguir deixar mais alguém com vontade de ir eu dividi a vontade, hahaha.

E viva a semana que mudou o país culturalmente.


Nenhum comentário: