sábado, 5 de maio de 2012

De areias e árvores

Para quem não conhece (eu mesmo não conhecia bem), o Deserto de Gobi fica localizado na Ásia, está encravado entre a China e a Mongólia, com uma área aproximada de 1.295.000 Km².

Como todo deserto tem uma variação de temperatura muito grande, entre -43°C (à noite no inverno) e 38°C (durante o dia no verão).

É um deserto de areia (existem desertos com terreno rochoso também), caracterizado pelas grandes tempestades de areia.

Esse deserto também é conhecido pelos sítios arqueológicos, pois o seu clima é favorável à manutenção de fósseis.

Alguns fósseis de espécies de dinossauros foram encontrados pela primeira vez nas areias do Gobi, sendo que muitas ossadas estavam praticamente inteiras, incluído fósseis de dinossauros filhotes e de embriões (ovos fossilizados).

Agora vem a pergunta, qual o meu interesse nesse deserto?

É que eu li numa revista que o governo chinês começou um projeto que vem sendo chamado de nova muralha da China (ou muralha verde ou muralha maravilhosa), no caso o objetivo é plantar árvores nos limites desse deserto, para criar uma espécie de cinturão verde, com objetivo de tentar dificultar o avanço do deserto sobre outras áreas do país.

Esse projeto teria começado em 2001, com previsão de ser encerrado dentro de 70 anos, quando aproximadamente 4.500 km de terreno serão cobertos por uma floresta.

Confesso que gostei da ideia, achei mesmo interessante, porém, procurando alguma referência no “seo” Google para trazer mais informações não achei nada, eu sei que muita informação na China comunista é censurada, mas uma iniciativa dessas, mesmo que tenha outras intensões que não só a preocupação ecológica, deveria ser melhor divulgada, quem sabe, mais para frente, eu ache alguma coisa e escreva de novo, por enquanto este post vai ficar pobre por falta de mais informações.

Nenhum comentário: