quinta-feira, 17 de maio de 2012

De criaturas e orações

Ainda não terminei o livro que estou lendo, o mesmo que me fez a reflexão sobre a guerra, mas dele retiro agora um poema, ou cântico, que é legado de São Francisco de Assis.

Como eu disse, não sou conhecedor, admirador de poesia, mas existem algumas que não tem como ignorar:

Cântico das Criaturas (São Francisco de Assis)

Louvado sejas, Senhor meu, com todas as Tuas criaturas,
em especial pelo importante irmão Sol,
que faz o dia e com que nos iluminas;
é belo e radiante, cheio de esplendor;
de Ti, ó Altíssimo, traz significação.

Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã Lua e pelas estrelas;
nos céus as formastes, claras, preciosas e belas.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão Vento
e pelo ar, pela nuvem, pelo céu luminoso e por todo o tempo
com que sustentas as Tuas criaturas.

Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã Água,
tão útil e humilde, tão preciosa e casta.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão Fogo,
com que iluminas a noite,
fogo belo e alegre, robusto e poderoso.

Louvado sejas, Senhor meu, por nossa maternal irmã Terra
que nos leva e conduz,
e que produz os diversos frutos com as flores coloridas e a erva.
Louvado sejas, Senhor meu, por aqueles que por teu amor perdoam,
e que sofrem injustiça e atribulação;
e bem-aventurados aqueles que perseveram na paz,
porque por Ti, ó Altíssimo, serão coroados!

Louvado sejas, Senhor meu, por nossa irmã a Morte corporal,
a que nenhum homem vivo pode escapar;
infelizes somente os que morrem em pecado mortal;
mas bem-aventurados aqueles que realizaram as Tuas santíssimas vontades.
Porque não os poderá prejudicar a segunda morte.

Louvai e bendizei o meu Senhor, agradecendo-Lhe
e servindo-O com grande humildade.


Nenhum comentário: