sábado, 24 de dezembro de 2011

Cores natalinas

Como é engraçado, eu não ia entrar na internet hoje, deixei um post programado para ser publicado hoje a noite, pouco antes da meia-noite (horário de Brasília), mas acabei não resistindo e cá estou.

Ao entrar na internet, fui para o portal do provedor de internet que uso há muito tempo, lá tinha um link para “curiosidades” do Natal, não resisti e fui lá ler.

Tradição daqui, cultura dali, nada ou quase nada que eu já não soubesse, como a data que usamos para a comemoração não ter nada a ver com o verdadeiro dia do nascimento de Jesus, aliás, acho que até hoje não conseguiram determinar a data correta, só que ela foi entre Junho e Agosto, verão no hemisfério norte, já que o tipo de viagem empreendido por José e Maria, conforme contam na Bíblia, seria praticamente impossível de ser realizada no inverno, principalmente para uma mulher gestante ou com uma criança recém-nascida.

Mas não estou aqui para falar sobre isso, estou para falar sobre um dos símbolos contemporâneos do Natal, Papai Noel.

Na verdade ninguém sabe ao certo como começou a lenda, existem várias teorias que vão de São Nicolau (que vivia na atual Turquia) e foi canonizado por conta de sua bondade com as crianças, a quem presenteava sempre que podia, até histórias de que surgiu de tradição alemã, quando luteranos buscavam um símbolo para representar o Natal, fugindo do tradicional presépio, símbolo do cristianismo na época (que maravilha, hoje é tudo misturado).

Uma coisa que eu já sabia foi que passaram a adotar que Papai Noel usava roupas vermelhas depois de uma campanha de propagandas da coca-cola, que vestiu o bom velhinho com as cores da companhia.

Aí eu passei a imaginar, se a propaganda não tivesse sido criada pela coca-cola, mas por um outro fabricante qualquer como ele seria representado hoje?

Papai Noel azul
 
 
Papai Noel Amarelo ou Dourado
 
 
Papai Noel Verde

Nenhum comentário: