sábado, 31 de dezembro de 2011

Nostalgia em páginas

Segundo definição Almanaque, do árabe Al-manãkh, é uma publicação, geralmente anual, que reúne calendário, datas especiais e efemérides astronômicas, como eclipses entre outros.

Não se sabe ao certo quando foi publicado o primeiro almanaque, talvez ainda no século XV, mas ele foi se popularizar mesmo no final do século XIX começo do século XX, com almanaques para fazendeiros de um estado norte-americano (não vou lembrar que estado, faz tempo que li algo a respeito e nem sei mais em que revista foi isso).

Mas agora, deve ter uns seis ou sete anos, começaram a popularizar um novo tipo de almanaque, não anual, mas único, contendo diversas informações sobre um determinado assunto.

Temas como os Anos 70, 80 e 90, Televisão, Jovem Guarda, Seriados, Cinema, HQs e outros.

Muitas vezes é legal ler um desses, você recorda daquela música que era legal na época e hoje você pensaria duas vezes se escutaria, ou aquele brinquedo que você sonhou e queria ganhar no Natal, para depois de algumas semanas ficar esquecido numa prateleira do quarto, quando ele já não era mais seu sonho de consumo.

Também tem aquelas curiosidades que a gente nunca imaginou, ou a letra da música daquele comercial ou da abertura daquele seriado que a gente não perdia nunca o próximo episódio, ou saber que um determinado ator recusou um papel por estar em outra produção e depois ver o filme que foi recusado como o maior sucesso da bilheteria daquela temporada.

Eu não sou um grande fã desse tipo de publicação, mas tenho alguns e às vezes passo algumas horas folhando eles, não paro para ler tudo, acho que a diversão que eles proporcionam é justamente você folhar, ler alguma curiosidade ou um determinado texto sobre um assunto.

Tem o lado bom da nostalgia, mas aí a gente constata como o tempo passa e não sentimos.



Nenhum comentário: