sexta-feira, 20 de abril de 2012

De brinquedos e memórias

Ainda uma pausa nos diários de viagem.


Hoje pela manhã, lendo as notícias, me deparei com a informação de que o Shopping Morumbi, em São Paulo, está com uma exposição intitulada “30 anos de brincadeiras”, que resgata brinquedos e brincadeiras dos anos 80, que ficará aberta ao público até o dia 29 de abril, das 10 às 22 horas.

Época onde não existia tanta tecnologia (pelo menos não no Brasil), computador era coisa de ficção científica, a televisão era à lenha, telefone era fixo (quando tinha um sem fio era festa).

Nós, molecada no período, vivíamos jogando bola, brincando de esconde-esconde, pique, entre outras coisas, sempre nos parques, terrenos baldios ou na rua mesmo.

Quando chovia, eram jogos de tabuleiro, um ou outro brinquedo que dava para brincar no chão ou na mesa da cozinha, tudo muito mais rudimentar do que os dias de hoje, mas, posso estar enganado, tudo parecia mais saudável, a gente exercitava a imaginação muito mais do que hoje em dia, isso sem falar que o sedentarismo era mínimo.

Abaixo as imagens de alguns brinquedos da época, muitos perduram até hoje, algo que dá um gostinho de nostalgia e muitas lembranças boas.

Tinha uma musiquinha infernal, mas era O desafio.

Pré-História dos Vídeo Games.

Eram Matchbox, não Hot Wheels, eu tinha uma coleção, mas não tão grande assim.

Esse eu não cheguei a ter, uma pena.

Alguns ficavam mal fechados e era uma molhança só.

Sadismo puro, quem faz o Pirata pular?

Muita gente perdeu noites de sono tentando resolver o Cubo.

Não via graça, mas tinha muita gente que gostava.

Olha o trem.

Sonho americano de conquistar o Oeste.

Brinquedos promocionais, mas ressucitou uma lenda, o io-iô.

Malditos Nazistas, hahaha.

Você virava noites a fio jogando.

Esse é Clássico.

Um comentário:

Bel Freitas disse...

Bom, destes brinquedos q vc mostrou nas imagens tive ioio de refri, cubo mágico (tive diversos), pula pirata, alguns aquaplay e o meu preferido de todos, o genius que tenho até hoje.
Ótimas lembranças dakele tempo...