quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Eu já fui sério.

Não lembro mais a data, foi em 2006, quem sabe em 2007, conheci uma blogueira de rock, a Lurdinha, que tinha o blog Neco Rock, eu sei que a gente conversou um bom tempo até que ela me convenceu a colocar um pouquinho do que eu conhecia num post, que ela publicaria no blog dela.

Hoje, lendo o post, eu caio na gargalhada, eu cheguei a conclusão que me levei a sério demais, o post ficou bom, eu também me empenhei o máximo que podia.

Eu devo ter assistido o DVD umas três vezes, pesquisado um pouco sobre a banda, enfim, fiz mesmo um trabalho sério.

Hoje em dia, do jeito que me conheço, eu não sei se faria algo tão pesquisado, pelo que conheço do tema, o texto sairia bem, mas teria mais a minha cara, relaxada, hahaha.

Abaixo reapresento o texto, pois infelizmente a Lurdinha mudou-se para uma cidade do interior, com marido, cachorro e papagaio, e desativou o blog, só não sei se lembro a ordem das imagens ao longo do texto, afinal de contas, faz tanto tempo:

THE GRATEFUL DEAD – DEAD AHEAD (1980)


Esta é a primeira vez que escrevo alguma coisa em um blog, depois de quase 6 meses de insistência da “Tia Lu”, eu resolvi aceitar o desafio.

O Material de Análise:

No ano de 1980, mais precisamente no mês de outubro, a banda GRATEFUL DEAD realizou uma série de shows em uma das casas de espetáculos mais cultuadas da cidade de Nova York, a RADIO CITY MUSIC HALL, este DVD do qual falo faz uma coletânea das melhores partes de algumas apresentações da banda naquele mês.

Antes de discorrer sobre as apresentações do DVD em si, vou dar uma breve pincelada sobre essa banda de rock americana que fez história nos anos 1960/70.

A Banda:

Grateful Dead, ou em uma livre tradução “Morto Agradecido”, foi formada por volta do ano de 1964, em San Francisco, California, pelo Guitarrista Jerry Garcia, que já tocava profissionalmente em outras bandas, a ele se uniram Robert Hunter (letrista), Ron McKernan (vocalista e tecladista), Bob Weir (guitarrista e vocalista), Phil Lesh (baixista) e Bill Kreutzmann (baterista). A banda começou tocando o Folk (assim como Dylan), porém com o tempo passou para o Psicodelismo, regado a muito LSD e outras drogas, sendo que assim que passou a tocar esse som mais psicodélico, o objetivo de Garcia e seus companheiros era tentar traduzir uma viagem de LSD em vias sonoras, resultando em suas muitas surpresas em suas apresentações ao vivo, já que boa parte das músicas recebia, durante seus solos, acordes diferentes e improvisados a cada apresentação. Quando nos anos 1970, o movimento hippie e a apologia às drogas, o Dead acabou seguindo outros caminhos em busca do sucesso, seguindo na ativa até o ano de 1995, quando seu fundador Jerry Garcia faleceu vítima de um ataque cardíaco.

Recentemente há informações que os membros remanescentes da banda irão por o pé na estrada de novo em uma nova turnê, quem sabe com material inédito, mas mesmo que seja somente com as músicas clássicas da banda já é um excelente atrativo para os fãs.

Como grandes momentos da banda, podemos citar uma turnê feita em conjunto com Bob Dylan, que gerou o excelente álbum Dylan And The Dead e a histórica turnê realizada em um trem que gerou muitas histórias e mitos.

Discografia:
  • The Grateful Dead 1967
  • Anthem of the Sun 1968
  • Two from the Vault 1968
  • Live/Dead 1969
  • Aoxomoxoa 1969
  • History of the Grateful Dead, Volume One (Bear's Choice) 1970
  • American Beauty 1970
  • Workingman's Dead 1970
  • Grateful Dead 1971
  • Hundred Year Hall 1972
  • Europe '72 1972
  • Skeletons from the Closet (Best of the Grateful Dead) 1973
  • Wake of the Flood 1973
  • Grateful Dead from the Mars Hotel 1974
  • Steal Your Face 1974
  • One from the Vault 1975
  • Blues for Allah 1975
  • Terrapin Station 1977
  • What a Long Strange Trip It's Been 1977
  • Shakedown Street 1978
  • Go to Heaven 1980
  • Dead Set 1981
  • Reckoning 1981
  • In the Dark 1987
  • Built to Last 1989
  • Dylan and the Dead 1989
  • Dozin' at the Knick 1990
  • Without a Net 1990
  • Infrared Roses 1991
  • Grayfolded 1996
  • Grateful Dead 1977-1995 1996
  • The Arista Years 1996
  • Fallout from the Phil Zone 1997
  • So Many Roads 1965-1995 1999
  • Golden Road 2001
  • Postcards of the Hanging 2002
  • The Very Best of The Grateful Dead 2003
  • Beyond Description 2004
  • Rare Cuts and Oddities 1966 2005
O DVD:



 
Formação da Banda nos shows: Jerry Garcia (vocal, violão e guitarra), Mickey Hart (bateria), Bill Kreuszmann (bateria), Bob Weir (vocal e guitarra), Phil Lesh (baixo) e Brent Mydland (vocais e teclado).

O DVD apresenta parte de três shows realizados no Radio City Music Hall e começa em alto estilo, mostrando imagens da banda e de shows feitos ao longo dos anos até o ano de 1980 tendo ao fundo um instrumental da banda, já começa arrepiando os ossos... há também imagens do simpático símbolo da banda, o esqueleto que os acompanhou durante toda sua trajetória.

Antes da primeira parte de músicas, são apresentados os anfitriões do show, dois apresentadores que faziam sucesso na época e eu não me importei em saber seus nomes, me pareceu aquelas coisas tipo Saturday Night Show, bem americano, piadinhas e outras coisas desnecessárias, afinal, eu quero ver o Dead.

Finalmente vem a primeira parte com um show mais acústico, ou folk se desejarem, com Jerry Garcia tocando violão, com as músicas Bird Song, On The Road Again, To Lay Me Down, Ripple e Me And My Uncle, quase todas dos primórdios da banda, com uma pegada quase country, a platéia, repleta de fãs, vai ao êxtase, a apresentação é muito uniforme e fica difícil destacar alguma música, chama a atenção que uma das baterias é substituída por um set de instrumentos de percussão, mais apropriado para dar sustentação às composições.

Novamente vem a dupla de chatos para uma nova sessão de idiotices, cadê o Dead???

Começa a segunda parte, já chama a atenção o fato do set de percussão já não estar presente, em seu lugar uma nova bateria, sendo que durante o essa parte do DVD observa-se que os dois bateristas têm uma sincronia fantástica, outra diferença é que Jerry Garcia já está com uma guitarra, o violão sumiu, ou seja, começa o Psicodelismo e acaba o Folk, as músicas dessa parte são, Mexicali Blues, Ramble On Rose e Little Red Rooster, um setlist que tem o improviso psicodélico e a força do blues, também as músicas tem muita uniformidade, mas Little Red Rooster acaba se destacando não só pela extensa execução (acredito que seja a mais longa música apresentada no DVD), como pela paixão que é executada, quem gosta de blues não tem como não gostar dessa interpretação.

Última parte de patetisses dos dois anfitriões, tirem esses caras.

Finalmente a última parte do show, já mesclando um rock mais puro e algo de psicodélico, atrás das duas baterias aparece uma coleção de bumbos, tantãs e outros elementos de bateria, é curioso pois parecem apenas peças de decoração. Também nessa parte aparece a silhueta do mascote da banda, o esqueleto. As músicas desta parte são Don’t Ease Me In, Lost Sailor, Saint Of Circumstance, Franklin’s Tower, Drums/Space, Fire On The Mountain, Not Fade Away e Good Lovin’. Contrastam muito as vozes de Jerry Garcia e de Bob Weir, mas a escolha das músicas interpretadas por cada um mostra um acerto da banda. A parte mais psicodélica desta parte é Drums/Space, na primeira parte, Drums, ficam apenas os dois bateristas no palco, então se descobre para que são aquelas peças de bateria atrás deles, ambos se revezam em um solo interminável, usando as baterias e todos as outras peças que estão a disposição, ao término desse solo a quatro mãos, Bob Weir e Phil Lesh voltam ao palco e começar a trabalhar no solo de Space, muitas bandas progressivas teriam inveja desse solo, as peripécias realizadas na guitarra são incríveis. O show termina com Good Lovin’, o palco se escurece, aparecem duas ilustrações do esqueleto, com a cartola do Tio Sam, o público pede bis, porém enquanto se escuta uma música que me parece renascentista um narrador informa que não haverá bis, mesmo contrariado o público aceita e aplaude, fim do show e do DVD.

Pontos altos do DVD:

O som remasterizado é excelente, quem tiver Home Theater deve usa-lo, a impressão é de você estar na primeira fileira bem em frente ao palco, o setlist mostra boa parte da trajetória da banda até 1980, pegando músicas de todas as fases que ela teve até ali, Jerry Garcia, o cara era mesmo muito bom e o fato de o DVD rodar em qualquer aparelho, ele é região 0.

Pontos Baixos do DVD:

Faltam legendas, não com tradução das músicas ou para as falas dos músicos, aliás eles não se dirigem para a platéia entre as músicas, muito menos para os patetas dos anfitriões, mas para identificar que música está sendo interpretada, como as músicas são de diversos álbuns, somente quem é mesmo fã da banda para reconhecer somente pelos acordes e letra qual música está ouvindo, o menu é bastante fraco, traz somente o show, escolha de música e de áudio (2.0 ou 5.1), nenhuma informação sobre a banda, sobre o show em si, ou qualquer outra informação.

Informações Técnicas:

Tempo: 115 minutos
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2003
Recomendação: 12 anos
Região do DVD: Multi-Região
Idiomas / Sistema de Som:
Inglês - Dolby Digital 5.1
Inglês - Dolby Digital 2.0

Faixas:

1. Bird Song
2. The Road Again
3. To Lay Me Down
4. Ripple
5. Me And My Uncle
6. Mexicali Blues
7. Ramble On Rose
8. Little Red Rooster
9. Don´t Ease Me In
10. Lost Sailor
11. Saint Of Circumstance
12. Franklin´s Tower
13. Drums/Space
14. Fire On The Mountain
15. Not Fade Away

5 comentários:

neco disse...

Hey!! nossa.. ahco que o blog ainda existe.. Materia excelente Adildo!!!
Mudei sem papagaio, hehehehe.
O que falou foi o tempo para os blogs (tinha varios..)

Saudades desse tempo, que sobrava tmepo para discussões sobre cinema e musica!

Tá demais teu blog.. Li quase tudo hoje.. Beijão!!

Doutor Jr disse...

"Tia" Lu, que saudades...
Mas quem é vivo sempre aparece, né?
Eu fui atrás do blog do Neco, a página não existe mais, só se você mudou o endereço, eu ia colocar o link aqui.
Entra em contato, a numeração não mudou.
Beijão.

neco disse...

www.necorock.com.br

neco disse...

http://necorock.com.br/?p=320

neco disse...

neco.rock@gmail.com

passa teu mail.. eu escrevo, escrevo, dai o comentario nao vai..

achei a materia

http://necorock.com.br/?p=320