domingo, 23 de outubro de 2011

Vamos fazer churrasco?

Esse post é para uma pessoa que eu conheci e que com sua simpatia foi me conquistando, vou parar de falar dela aqui para ela não ficar sem graça e brava comigo.

Não sou um grande churrasqueiro, daqueles que tem avental, jogo de facas e outros apetrechos, que adora receber os amigos para “comer uma carninha”, talvez até possa desempenhar bem esse papel, mas não é minha praia.

Cada região do país tem o seu churrasco, seus acompanhamentos, suas tradições, vou falar do modo sul-matogrossense de assar uma carne, que é muito parecido ao modo gaúcho.

Como eu disse, cada um tem suas tradições, isso inclui temperos, mas para o churrasco tradicional se usa apenas o sal grosso, em caso de não haver o sal grosso, faça uma salmoura e com um ramo de salsinha espalhe a salmoura sobre a carne, com esta última já no espeto e sobre as brasas

Existe uma variedade de carnes que podem ser usadas no churrasco, filé, fraldinha, costela, mas a mais tradicional é a picanha, eu prefiro outro corte, mas esse só profissional consegue fazer ficar suculento, o cupim, portanto nem mesmo eu me arrisco a fazer em casa.

Vou falar sobre a picanha, que é a peça mais tradicional hoje em dia para um churrasco.

A menos que você vá fazer um churrasco para uma convenção de partido político, não compre peças grandes, elas devem ter no máximo 0.9 a 1,2 quilos, para que a peça fique bem disposta no espeto e asse por igual, se a peça que você comprou for maior, não tem problema, corte ela ao meio, de preferência em partes iguais.


Compre a peça com uma camada de gordura, não precisa ser muita gordura, ela deve ter em média um dedo de espessura, preste atenção, ela não deve estar com um tom muito amarelado, significa peça mais velha.

Espalhe o sal grosso sobre a peça e coloque no espeto, com a capa de gordura para fora, de forma que fique parecendo um “U”, com isso a gordura protegerá a carne da exposição direta ao calor da brasa, dessa forma você terá um churrasco mais macio e suculento.


A exposição direta ao calor faz com que a carne perca seus fluídos mais rapidamente, ressecando a peça.

Não vou falar sobre o tempo para assar, alguns preferem o churrasco bem passado, outros ao ponto e outros mal passado, a gordura protege a carne qualquer que seja o tempo que se leve para assar.

Você pode servir a carne para as pessoas diretamente do espeto, ou coloca-la em uma tábua de carne e fatia-la para depois servir, no primeiro caso, a pessoa separa a gordura da carne, o ideal é que ela tenha a disposição um pratinho ou copo descartável para depositar ali a gordura retirada, no segundo caso, ao fatiar a carne, retire você mesmo a gordura de metade das fatias, dando opção para as pessoas pegar a carne com ou sem gordura, se você conhece seus amigos, retire a gordura de mais ou menos fatias, conforme o gosto deles.


Bom churrasco.

2 comentários:

Bel Freitas disse...

rsrsrsrs mas vc ñ tem jeito, custou pra eu conseguir ler o post (de tanto q ri devido ao começo dele)... adorei as dicas, algumas já faço aki, outras colocarei em prática... brigadinha... bjs... ;)

Doutor Jr disse...

Oi minha Linda, que bom que gostou, você sabe que fiz com todo o carinho do mundo para você, como eu disse, não sou "churrasqueiro", mas um pouco a gente conhece e se é para ajudar estamos aqui. Beijos, Junior.