quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Parabéns à Vila mais famosa do Mundo



Hoje é dia de cantar parabéns a você para um dos maiores templos de futebol do país, o Estádio Urbano Caldeira, a vila mais famosa do Mundo, a Vila Belmiro.

Porque um dos maiores templos do futebol? Você não saber é piada, né? Foi no relvado desse estádio que um dos maiores times de futebol do Mundo se apresentava, exibições de gala, shows que povoam até hoje o imaginário de quem gosta de futebol, quando esse time jogava não se cobrava ingresso, se cobrava couvert artístico, eu estou falando daquele time que a licença poética definia como “11 corpos negros vestindo 11 camisas brancas”, eu estou falando do Santos de Pelé.

Mas, não foi só o maravilhoso time dos anos 1960 quem brilhou naquele gramado, jogadores como Araken Patuska, Feitiço, Antoninho, brilharam antes da geração que marcou época, das gerações posteriores podemos citar, Pita, Juari, João Paulo, o Papinha da Vila, a primeira geração de Meninos da Vila, como a imprensa batizou, Serginho Chulapa, Paulo Isidoro, Lino, Don Rodolpho Rodrigues, o maior goleiro que eu vi, Giovanni, que em 1995 só não fez chover na semifinal contra o Fluminense, Diego, Robinho, Renato, Elano, Ganso e, ele, o jogador que encanta o país e desperta cobiça na Europa, Neymar.

Mas a história mostra, quando a geração que hoje encanta todos os santistas e aqueles que gostam do futebol for brilhar na Europa, o time não ficará órfão, sempre terá um jogador especial, que trata a bola com carinho, surgindo, às vezes demora uma geração, às vezes apenas um ou dois anos, o Santos é um celeiro do melhor futebol das Américas e continuará sendo.

É por essas e outras que hoje eu canto Parabéns para a Vila Belmiro.

Nascer, Viver e no Santos Morrer, é um orgulho que nem todos podem ter.

Nenhum comentário: