domingo, 9 de outubro de 2011

Rock in Rio, será que foi mesmo?

Passada uma semana do Rock in Rio 4, acho que a poeira já assentou o suficiente para eu poder falar sobre o primeiro, que ocorreu em 1985.

Na minha opinião, aquele foi o único que pode ser realmente chamado de Rock in Rio, os outros foram Pop in Rio, e isso tem explicação, naquele ano, apenas três atrações internacionais não tinham ligação clara com rock, se forçarmos um pouco a barra, o número reduz a dois, já que James Taylor foi descoberto pelos Beatles, através da gravadora Apple, que eles tinham ainda nos anos 1960.

Todos os demais festivais tinham uma quantidade maior de atrações internacionais sem identificação com o rock, daí eu chamar de Pop in Rio. Em tempo, não é pelo fato de eu considerar essas atrações pops que eu as desmereça, muitas dessas atrações são excelentes, mas para um festival que tem rock no nome, não dá.

Porque eu falo das atrações internacionais? Simples, as atrações nacionais sempre, desde o primeiro festival, atenderam a interesses de gravadoras e empresários, que investiam $$ em seus pupilos e queriam que eles fossem divulgados em shows de porte internacional.

Assim tivemos gente como Ivan Lins, Sandy e Junior, Daniela Mercury, Ivete Sangallo e Claudia Leite, entre outros, como verdadeiros ETs num festival que se propõem a trazer Rock aos fãs. Como eu disse, não tenho nada contra esses artistas, todos fizeram ou fazem sucesso no seu meio musical, mas eles deveriam ter um pouco de senso de ridículo e dizer não ao convite para participar desse tipo de festival.

Não é radicalismo, fosse o festival batizado com outro nome, sei lá, “Festival internacional de Música” ou qualquer coisa do gênero, não haveria críticas. Agora, chegar num festival com Rock no nome e apresentar o seu show habitual e não querer receber críticas, me desculpe, mas ou é inocência ou é cinismo demais.

Desenterrei o line up do RiR de 1985, vou ver se faço uma série de posts, dia a dia do festival, não vou falar de biografias, setlists das bandas, ou das loucuras que aconteceram na época, vou tentar falar das lembranças que eu tenho da época de cada artista e tentar mostrar a ligação deles com o rock.

Mas isso fica para depois.

2 comentários:

Bel Freitas disse...

Assino em baixo em tudo q vc falou... e pra ser RI RIO tinha q ser EXCLUSIVAMENTE no RIO DE JANEIRO... e ñ em outras cidades...

Unknown disse...

Concordo com vcs, participei do Rock in Rio 1985...que beleza...acho que foi maravilhoso ainda mais que infelizmente o Queen nunca mais sera o mesmo depois da perda de Mercury...Pois eh o Rock deixou de ser o foc....quem organiza naum tentende nada de Rock aff..valeu o comentario abraco!!!