quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dois dedos de colarinho

Cerveja?

Chope?

Sim, por favor, mas com uma condição, DOIS DEDOS DE COLARINHO, sim?

A pessoa pedir cerveja ou chope e falar “sem colarinho” assina o atestado de que não sabe beber.

A espuma (quanto mais cremosa mais saborosa) é parte fundamental da bebida e não “rouba” sua bebida como alguns falam.

Quem não conhece diz que a espuma ocupa espaço no copo que seria do líquido, mas isso é balela, a espuma faz parte da cerveja ou do chope.

E ela não é enfeite, a espuma retém o sabor impedindo a troca de elementos do líquido com o ar, evita a evaporação do álcool, ajuda reter um pouco a temperatura da bebida, além de dar um aspecto visual muito melhor ao copo.

Eu não lembro agora (e acho que não vou lembrar nunca, a menos que eu volte lá), mas em Recife, na Avenida da Boa Viagem tem um barzinho bastante frequentado (pelo menos quando fui à capital pernambucana ele era bem frequentado, e eu fui fora de temporada, não se pode falar que foi por causa de turistas) que tem um verdadeiro tratado sobre o chope e sua espuma, tratado este escrito no cardápio da casa, para quem quiser ler e estiver sóbrio o suficiente para memorizar o que está lá.

Mas porque todo esse discurso sobre a cerveja, o chope e, principalmente, o colarinho?

Sei lá, eu bebo bem pouco, atualmente prefiro o Señor José Cuervo (tanto faz oro ou plata), e ainda assim muito raramente.


Bom, acho que já que não tem motivo, vou inserir uma piadinha aqui, para terminar com esse post.

AS 10 MAIORES DÚVIDAS SOBRE A CERVEJA

  1. A cerveja mata? – Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.
  2. O uso contínuo do álcool pode levar ao uso de drogas mais pesadas? Não. O álcool é a mais pesada das drogas. Uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.
  3. Cerveja causa dependência psicológica? Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.
  4. Mulheres grávidas podem beber sem risco? Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste de bafômetro para as gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.
  5. Cerveja pode diminuir os reflexos dos motoristas? Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas. Foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um a um diante do espelho. Em nenhum dos casos os reflexos foram alterados.
  6. A bebida envelhece? Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma ideia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta, ela perderá o seu sabor em aproximadamente 15 minutos.
  7. A cerveja atrapalha no rendimento escolar? Não. Pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares da esquina.
  8. O que faz com que a bebida chegue aos adolescentes? Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laborantórios de renome e todas indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.
  9. Cerveja engorda? Não. Quem engorda é você.
  10. A cerveja causa diminuição da memória? Que eu me lembre, não.

Nenhum comentário: