segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Laureados

Eu não aprendo.

Ontem eu já estava me preparando para dormir, tv desligada, ia desligar o computador quando vi uma mensagem no twitter, algo sobre opções de linguagem de áudio para a transmissão do Golden Globe Awards (Globo de Ouro), premiação dada aos melhores filme e série do ano anterior pelo sindicato de imprensa internacional de Hollywood.


Não deu outra, desisti de desligar o computador e voltei a ligar a tv, sintonizando o canal que transmitia a solenidade.

Não prestei tanta atenção, nem sabia quais eram os concorrentes na maioria das premiações, mas ainda assim, pelo menos dois ou três filmes me chamaram a atenção, se tiver a oportunidade devo assistir no cinema.

Caminhos Cruzados, drama de época (pelo que entendi), temática de racismo, atuações femininas fortes.

Sete Dias com Marilyn, não sei se é comédia ou drama, mas a caracterização da atriz (que ganhou o prêmio) como Marilyn Monroe está incrível, parecia a própria loira em sua melhor forma.

O Artista, filme francês (eu mesmo me estranhei em querer ver esse filme, não sou fã do cinema francês), todo rodado em preto e branco, mudo, com uma trilha sonora, que quem ouviu diz, que arrasa, fora se tratar de uma belíssima homenagem às origens da sétima arte.

Das séries não me lembro de nada que tivesse me chamado a atenção.

Mas porque falo do Golden Globe?

É que está chegando a grande festa do cinema norte-americano, o Oscar, e dizem que essa premiação de ontem é uma espécie de avant première, que quase todos os ganhadores desse prêmio também ganham o careca lustroso.

Lembro que algum tempo atrás o Academy Awards era respeitado, normalmente trazia bons entretenimentos entre as revelações (The Oscar Goes To…), enfim, era um programa garantido para todos.

Hoje em dia ele perdeu um pouco a magia, algumas escolhas erradas entre os premiados (não vou me lembrar de nenhuma injustiça, nem marmelada), shows com menos glamour, sem contar com apresentadores sem empatia (Billy Cristal para mim sempre foi purgante em forma de gente).

O tempo passa, se alguns anos atrás eu assistiria um ganhador de Oscar sem medo, hoje eu penso duas vezes antes de encarar uma fila na bilheteria para ver o filme no escurinho do cinema.

Nenhum comentário: