E o mundo não acabou…
Acredito que muita gente realmente achava que dia 21 de dezembro iria acontecer algum acidente mundial, como o Big One, ou uma gigantesca erupção de um vulcão, ou, mesmo, uma colisão do nosso planeta com um meteoro ou um planeta errante desconhecido.
Com exceção desta última opção, as outras são plausíveis e, provavelmente, em algum dia poderão acontecer. Quais serão os reflexos disso, ninguém sabe, se resultará em mudanças globais ou apenas locais, se alterarão o clima de forma a colocar em risco a existência humana ou não, enfim, se de alguma forma serão ou não capazes de alterar a existência de vida na terra…
Mas isso não é história nova, uma leitura mais atenta aos livros de história e veremos que desde que o homem começou a viver em comunidade qualquer pessoa com mais articulação para falar podia induzir outros a acreditar em qualquer coisa, inclusive que o mundo acabaria.
E os motivos os mais diversos, desde um eclipse na pré-história, passando pela chegada do ano 1000, ou uma epidemia como a peste negra, ou ainda o Cometa de Halley que orbitou muito próximo ao planeta no ano de 1910.
A verdade é que sempre haverá uma profecia que vaticinará o fim do mundo, sempre terá alguém pio o suficiente para divulgar isso e alguém que irá acreditar e divulgar isso febrilmente, e como tudo na existência terá um dia de seu ocaso, em algum tempo no futuro (seja próximo ou distante) alguma dessas profecias acabará se mostrando verdadeira e o mundo realmente acabará.
Mas como não acabou ontem, vamos viver…
Nenhum comentário:
Postar um comentário