domingo, 27 de maio de 2012

De lições e reflexões

Confesso que comprei esse livro por causa do autor, um jornalista que além de torcedor santista já escreveu muitos livros sobre o clube.


Não tinha muitas expectativas, não sabia como era o estilo dele em ficção, afinal, seus livros esportivos são sempre baseados, e muito bem baseados, em dados históricos e entrevistas com os protagonistas da história, mas fui lá, ver qual era a do livro.

A história nos mostra Pedro, um profissional de meia idade que atravessa um momento ruim de sua vida, sem família, sem emprego.

Ao ir a uma festinha de ex-colegas de escola, ele reencontra Mauro, que aparenta estar vivendo um momento de felicidade ímpar e que o convida para passar alguns dias com ele em sua casa, em Paraty.

Pedro aceita e se encaminha para a cidade histórica, onde descobre que Mauro é proprietário de um barco que faz passeios com turistas pela baia, mas principalmente, ele tem uma vida simples e regrada, pautada por ideias simples e um guia na figura de Epicteto, um filósofo romano que viveu no Século I d. C.

Mauro começa a mostrar uma nova forma de encarar a vida para Pedro, para isso conta com sua namorada, Clara, uma ex-socialite carioca que deixou tudo para trás para viver de suas telas.

Ambos, em conversas e exemplos, incutem em Pedro uma nova chama, um novo ânimo para viver.

O livro vai desenvolvendo, mostrando uma lição de vida e que podemos aproveita-la sem atropelos e excessos, tudo isso com o cenário da bela Paraty ao fundo, interagindo com os personagens.

Boa leitura.

Nenhum comentário: