quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

De degelo e continentes

A discussão não é de hoje.

A realidade está na nossa cara e ninguém quer ver, pelo menos ninguém que possa tomar alguma atitude mais efetiva, falo de governos, de grandes empresas, de latifundiários, porque muita gente, individualmente já faz a sua parte, mas será que isso é o suficiente?

As imagens abaixo foram divulgadas já faz muito tempo, mas vale a pena olhar com calma para elas, foram divulgadas pela NASA.

É um estudo de como ficará o desenho dos continentes daqui a 24 anos, se o aquecimento global continuar na mesma velocidade que caminha hoje.

Não sei explicar um ou outro surgimento de “ilhas” e anexos de continente onde hoje existe água, mas é fácil entender o desaparecimento de grandes porções de terra, que serão tomadas pela água, quando os níveis dos mares começarem a subir.

Não vou falar mais nada, as imagens falam por si só.

Esboço geral

América do Sul e Continente Antártico

América do Norte e parte do Caribe

África e visão da Europa

Europa (visão mais detalhada) 

Oceania

Sudeste da Ásia

Norte da Ásia

Ásia (visão geral)

Só mais uma coisa (meu inglês é péssimo) segundo a informação, o derretimento das calotas polares causariam também uma mudança no eixo magnético da Terra, por esse motivo os continentes perderiam uma área maior de Terra, além do aparecimento de novas áreas, mostradas nos mapas.

É, tudo isso é para se pensar.

Nenhum comentário: