Afinal quem é Gilberto Mendes?
Um brasileiro, nascido na cidade de Santos, que neste ano completa 90 anos de vida.
E?
Também é Músico, Compositor, Jornalista e Professor.
Tá, mas é daí?
Bom, o motivo de o título deste ser De Orgulho Alvinegro se deve a este senhor.
Times europeus podem ter maior receita, número de sócios, torcedores, mas nenhum deles tem uma música clássica para orquestra.
Até onde se tem notícia, o Santos é o único a ter uma música composta em sua homenagem.
Na década de 1960, o Maestro, torcedor alvinegro, descia a serra, vindo da capital, no carro o rádio estava ligado, sintonizado em um jogo do lendário Santos de Pelé.
Segundo relatos dele a diversos jornalistas em várias entrevistas, ele passou a perceber que a narração e a interação da torcida com o jogo eram de uma riqueza musical ímpar, diante disso resolveu compor uma música usando essa sinergia.
Assim nasceu Santos Football Music, a única música clássica que homenageia um clube de futebol.
E ela é uma música diferente, pois além dos instrumentos musicais, a plateia interage com o espetáculo, como se realmente estivesse em uma arquibancada, no calor de uma partida.
Também faz parte do arranjo musical gravações da narração de um jogo, narração esta de Geraldo José de Almeida.
A música já correu mundo, sendo premiada em alguns lugares na Europa.
Com ela eu fecho as homenagens ao Centenário, de uma forma inesperada para mim, pois eu desconhecia esse orgulho até hoje.
Abaixo dividido em duas partes a apresentação da música, com um mix de imagens recentes com imagens de uma apresentação na Europa (em preto e branco), assista, é uma experiência curiosa e diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário