E a composição da mitologia da Terra Média continua.
Com o mundo criado com a canção dos Ainur, alguns destes descem à essa Terra e começam a trabalhar para transforma-la no que os Homens e os Elfos conhecem.
Para tanto eles assumem o nome de Valar.
Assim como a mitologia grega, entre os Valar existem seres responsáveis por determinados elementos, tais como mares, ventos, terra e todo mais o que se pensar.
Os mais poderosos eram em número de nove, mas, como foi dito antes, um deles acaba cedendo às suas ambições e se perde na escuridão.
Os oito restantes formam o panteão principal de Valar, o equivalente aos Deuses do Olimpo.
Mantendo a comparação, na mitologia grega existiam seres sobrenaturais com menor dote de divindade, Musas, Ninfas e outros, na Terra Média existiam os Maiar.
Seres subordinados aos Valar, auxiliavam estes no domínio de seus elementos.
Mesmo sem a divindade dos Valar, os Maiar também tem grande importância na mitologia, mostrando que sua maior virtude era a fidelidade, porém também sucumbiam a tentações.
Valendo-se dessas tentações o Valar caído corrompe alguns Maiar, trazendo-os para o seu lado na luta pelo domínio da Arda, mas todos acabam sucumbindo e caem nas profundezas e na escuridão.
O Maiar mais notório entre os caídos tem um grande papel na trilogia dO Senhor dos Anéis, trata-se de Sauron, o Cruel, o responsável pela criação do Um Anel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário