Hoje eu acordei cedo, fui virar almofada de alfinetes, hehe.
Estava na rua, fuçando o Twitter no Tablet, aí veio uma notícia que eu retweetei na hora, Moebius havia morrido.
Moebius, eu fiquei pensando, um tremendo quadrinhista, um francês que era respeitado por sua arte nos EUA…
Eu tomei conhecimento da obra de Moebius (ou Jean Giraud, seu nome verdadeiro) através de uma história especial do Surfista Prateado, não tenho certeza, mas acho que o nome era Parábolas, com texto de Stan Lee.
Nunca fui muito ligado nos personagens da Casa das Ideias, sempre os achei de segunda categoria, mas ainda assim vez ou outra eu acabo comprando alguma edição especial que me chame à atenção, foi o caso dessa revista.
Os traços firmes e cheios de expressão impressos pelo desenhista me impressionaram, era um estilo totalmente diferente do que estava habituado a ver com os desenhistas habituais dos quadrinhos americanos (eles são de várias nacionalidades, inclusive brasileiros).
Algum tempo depois, com o crescimento da Internet, comecei a pesquisar algo sobre Moebius, vi diversas ilustrações e trabalhos, como a Garagem Hermética, virei admirador.
Nunca comprei nada dele, além da revista do Surfista, mas mesmo assim sempre que dava eu parava para ver alguma coisa nas bancas, raras edições que chegavam aqui, ou nos dias que tinha um pouco mais de folga e disposição, pela internet.
Mais uma personalidade se vai, mais um grande nome da cultura pop mundial.
Longa vida a Jean Giraud, o Moebius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário