domingo, 18 de março de 2012

De listas, opiniões e gostos

Existem algumas coisas que eu tenho aversão, listas é um exemplo dessas coisas.


Afinal, gosto é muito pessoal, nem todo mundo gosta da mesma coisa.

Tudo bem, pode-se argumentar que uma relação elaborada por um grupo de pessoas tenha alguma representatividade, mas mesmo assim, existem fatores externos que podem influenciar uma decisão, mesmo que coletiva.

Não estou falando de futebol, onde é notório que os meios de comunicação influenciam as escolhas de melhores jogadores, afinal, nomes do passado sempre acabam subestimados por falta de imagens como as que existem hoje.

Estou falando de música.

E, para ir contra todas as minhas crenças, achei uma lista que acabo concordando, pelo menos parcialmente.

No mês de Fevereiro último, a Revista Rolling Stones Brasil publicou uma lista feita por sua congênere norte-americana contendo os melhores guitarristas de todos os tempos.

A lista de votantes envolveu músicos, críticos e outros profissionais da área.

Não vou dizer que concordo com ela toda por que existem alguns nomes que me são desconhecidos, ou por participarem de bandas de apoio de cantores famosos, ou por tocarem ritmos que eu pouco escuto (a lista envolveu não só o Rock, mas outros gêneros musicais).

A predominância foi do Rock e do Blues, vê-se isso pelos 15 primeiros nomes ali relacionados e é por causa deles que eu digo que concordo com a lista.

Não sei se na mesma ordem que eles foram eleitos, mas isso já é irrelevante, mas para mim e meu gosto eles realmente estão entre os maiores nomes da guitarra.

Da 16ª posição em diante, já aparecem nomes que conheço pouco ou não conheço, aí fica difícil falar, mas ainda assim é um prato cheio para quem gosta de conhecer novos nomes e descobrir novos sons.

Talvez mais tarde eu viaje pelo Youtube, pesquisando esses nomes (não trarei para cá, para não encher o saco), para ver se gosto ou não, e quem sabe, depois, procurar álbuns deles para comprar…

A lista abaixo não está na ordem da revista, isso é o que menos importa, mas são grandes nomes e Heróis da Guitarra:

Jimi Hendrix, Keith Richards, Jimmy Page, Eric Clapton, Jeff Beck, B. B. King, Eddie Van Halen, Chuck Berry, Duane Allman, Pete Townshend, George Harrison, David Gilmour, Stevie Ray Vaughan, Albert King e Freddy King.

2 comentários:

Bel Freitas disse...

Como não vi a lista completa, pra mim, nesta que vc citou, está faltando um nome essencial: Mark Knopfle, guitarrista e vocal do Dire Straits. Ele é perfeito!
Bjs... :)

Doutor Jr disse...

Bel, Mark Knopfler é bom, sim, mas esses 15 foram, talvez, os que mais contribuíram para o fortalecimento da guitarra, com solos, diálogos sonoros e utilização de todos os recursos possíveis que ela propõem. Beijos.