domingo, 4 de março de 2012

De verdades e mentiras históricas

Mitos ou realidades?

A verdade é que mesmo documentada a história pode ser incerta.

Já existe um ditado, a história é contada pelos vencedores, por aqueles que sobrevivem e contam-nos os fatos pelo que viram através de seus olhos, quase sempre de forma imparcial.

Dessa forma, Bandeirantes foram monstros matadores de índios, só para citar um exemplo.

Fatos e personagens históricos ganham contornos épicos, como o Dia do Fico, ou Aleijadinho, quando a realidade pode deixa-los num patamar mais humano e comum.

Tudo isso é o que tenta contar o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil.


Calçado com documentos recém-liberados por governos, ou com estudos feitos recentemente por outros pesquisadores, Leandro Narloch reúne uma série de informações que mudam um pouco a figura de certos personagens nacionais.

Ele está totalmente certo?

Não sei, provavelmente não, mas o olhar crítico que usa para abordar os fatos faz com que passemos a questionar tudo aquilo que aprendemos nos bancos de Escola, uma leitura curiosa e interessante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jujules.
Achei o,livro uma droga. Aliás o termo é "politamente incorreto" justamente por usar fontes não confiáveis para usar no livro. Até mesmo uma crítica do estadão deu uma chicotada neles por conta dessa imprecisão histórica. Quer fazer gracinha, faça igual ao Casseta Popular. Mas fazer gracinha e incorreções num livro que se pretende "sério" é outra coisa.